top of page

PUBLICIDADE

BANNER NETMILIONÁRIO 002.png
blood_PNG6159.png
placa zumbi 01.png

Real ou não, o fato é que os zumbis existem há muitos anos no cinema, mais precisamente desde 1968, quando surgiram chocando a sociedade no clássico A Noite dos Mortos-Vivos, do mestre George A. Romero.

Tranquem as portas e fechem seus janelas!!! Essa chamada pode indicar muitas coisas, entre elas; guerra civil, caos urbano ou atentado terrorista. Mas a partir de agora, uma febre vai invadir o seu imaginário, sejam bem-vindos ao apocalipse Zumbi.

Em 2012 houveram alguns escandalosos atos de canibalismo em Miami, o assunto ganhou grande repercussão nas redes sociais, na ocasião o Governo norte-americano teve que se manifestar "afirmando" não se tratar de um caso envolvendo zumbis, isso significa que as pessoas de fato temem um Apocalipse Zumbi?

 

Real ou não, o fato é que os zumbis existem há muitos anos no cinema, mais precisamente desde 1968, quando surgiram para chocar a sociedade no clássico A Noite dos Mortos-Vivos, do mestre George A. Romero. Antes de Romero, eles eram mais conhecidos nas telonas por aparições em rituais de vudu, como no filme Zumbi Branco, de 1932, no qual Bela Lugosi interpreta um feiticeiro no Haiti.

george-a-romero-died-7-16-2017.jpg

Como tudo começou?

Existem diversas teorias sobre quando os zumbis começaram a assolar a Terra (sim, essas teorias existem na vida real), mas vamos focar na sétima arte e falar um pouco sobre quem é George A. Romero. Conhecido como o mestre dos zumbis, ele pegou a ideia apocalíptica do livro Eu Sou a Lenda, o mesmo que deu origem a aquele adaptação que Will Smith estrelou nas telonas, e a transformou no filme A Noite dos Mortos-Vivos, ou seja, saíram os vampiros noturnos do livro e entraram mortos que se levantam de seus túmulos para comer carne humana, com dificuldade em andar por conta da decomposição de seus corpos e que só sabem grunhir. Na época da estreia do longa, ainda não havia censura por faixa etária nos filmes, ou seja, a produção foi vista até por crianças que ficaram perturbadas com as cenas de violência explícitas e ausência de um final feliz. O transtorno causado na sociedade americana não impediu o sucesso do estilo, mais cinco filmes de zumbis foram produzidos por ele ao longo dos anos: Despertar dos Mortos, Dia dos Mortos, Terra dos Mortos, Diário dos Mortos e A Ilha dos Mortos.

 

O lado social de Romero

Os filmes de Romero possuem um lado social que vai muito além do terror e dos zumbis. Evidenciar os problemas da sociedade, seja em um mundo apocalíptico ou não, passou a ser até mais importante do que os próprios comedores de carne humana. Porém, essa característica marcante do cineasta começou “meio que sem querer”. Colocar Duane Jones, um negro que jamais havia atuado, como protagonista de A Noite dos Mortos-Vivos, uma produção da década de 1960, liderando e dando ordens a um grupo de brancos, foi uma atitude muito ousada para o público da época. Mas para Romero, Jones era apenas um bom ator que aceitou o baixo cachê.

unnamed.png

O cineasta gostou da repercussão de suas ideias “subversivas” e passou a adotá-las de forma proposital. Em Despertar dos Mortos, ele mostra que os membros de uma sociedade capitalista já são zumbis que perambulam pelos corredores de um shopping center, com seus olhos fixos nas vitrines. 


Enquanto Dia dos Mortos traz a loucura do homem na busca incansável pelo poder e pelo topo das hierarquias. Já Terra dos Mortos é uma crítica social escancarada, mostrando uma sociedade dividida entre quem tem dinheiro e quem não tem, deixando a lição de que todos não passam de comida de zumbis. Diário dos Mortos mostra a invasão tecnológica em nossas vidas e como a verdade pode ser escondida por “forças maiores”. Por último, A Ilha dos Mortos mostra como opiniões diferentes podem resultar em um conflito ainda maior que a necessidade de sobrevivência.

Em todos os filmes de George A. Romero, o caos da sociedade, a degradação do ser humano e a busca pelo poder são temas marcantes. Analisar cada produção do cineasta renderia um vasto estudo antropológico. 

Desde Romero, usar a temática zumbi no mundo do entretenimento nunca foi demais... O tema é amplamente discutido até os dias de hoje, quando contar histórias de mortos-vivos sempre foi bastante interessante, seja apelando para um horror mais perto de situações da vida real, explorando os aspectos da sobrevivência humana (inclinando ao Drama) ou contando casos tão absurdos, que resultam em comédias insanas.


Leia também: Zumbis Podem Ser Engraçados?

Nos anos 2000 os zumbis voltaram a povoar a cultura pop, nesta  fase só se falava em zumbis e vários filmes estrearam nas telonas e deixaram todo mundo aflito. No ano de 2010, chegou a série The Walking Dead, adaptação dos quadrinhos de Robert Kirkman, para consolidar a temática no entretenimento por mais uns bons anos, com series derivadas inclusive.

Atualmente, o tema não está tão em alta assim, mas uma vez fã de zumbis, sempre fãs de zumbis, não é mesmo? E isso não significa que os filmes do passado com os mortos-vivos não valem uma maratona, muito pelo contrário. A década de 2000 nos trouxe grandes filmes de zumbi, sejam eles de comédia ou terror, e nunca é tarde demais para mergulhar em tripas e miolos, e sentir toda a nostalgia de uma época não tão distante assim.

Pensando nisso, o Nerd até os Ossos preparou esta lista com 8 filmes de zumbi que ganharam o gosto do público e que você precisa conferir, alguns deles ganharam continuações tão boas quanto. Veja a lista completa:

Pequenos Monstros

pequenos-monstros.jpeg

No filme Pequenos Monstros, lançado no ano de 2019, Dave (Alexander England) é um músico que se voluntaria para levar seus sobrinhos a uma viagem de campo. Lá, ele conhece Caroline (Lupita Nyong'o), que é professora, e achava que o seu maior problema seria competir pela jovem com Teddy McGiggle (Josh Gad). Porém, um surto de um vírus que transforma as pessoas em zumbis aparece sem alerta e agora, eles precisam fazer de tudo para salvar as crianças e claro, a própria pele.

Pequenos Monstros esta disponível no TeleCine NetMovies.

zombie-ambleme-pictures-logo-34.png

Exterminio

Exterminio.jpeg

Lançado em 2002, o filme Extermínio conta a vida de Jim (Cillian Murphy), um rapaz que acorda de um coma e percebe que a cidade de Londres (Inglaterra), está um pouco diferente, digamos assim. O que aconteceu foi que macacos disseminaram um vírus (semelhante ao da raiva humana) que transforma os infectados em seres extremamente violentos e agressivos. No caminho, ele encontra outros sobreviventes que tentam conter o problema juntos.

Extermínio está disponível no TelecineClaro VideoiTunes e Google Play.

Madrugada dos Mortos

madrugada-dos-mortos-netflix-thumb.jpg

Em Madrugada dos Mortos, versão mais moderna do filme homônimo de 1978, Ana (Sarah Polley) tenta escapar do seu marido que foi atacado por um vizinho zumbi. É quando ela descobre que, infelizmente, toda a população foi afetada pelo vírus. Ela se une a um grupo sobrevivente para tentar sair ilesa deste massacre.

 

Você pode assistir a Madrugada dos Mortos no streaming do Amazon Prime Video e TeleCineiTunes, ou em aluguel e compra no Claro VideoLooke e Google Play.

Guerra Mundial Z

Guerra-Mundial-Z.jpg

Neste filme trás Brad Pitt como protagonista, e como não poderia deixar de ser, fez muito sucesso na época do seu lançamento, o ex-agente da ONU, chamado Gerry Lane (Brad Pitt) é "convidado" a investigar uma epidemia grave que pode representar o fim da humanidade. O problema é nada menos que um vírus letal que transforma os humanos em mortos-vivos.

Você pode assistir a Guerra Mundial Z na NetflixGoogle PlayMicrosoft StoreClaro Video e iTunes.

REC

272903.webp

A saga REC possui quatro filmes, mas os dois primeiros são os que mais chamaram a atenção do público, possivelmente por ser mais um daqueles filmes da época que parecem feitos com câmeras dos próprios personagens. No primeiro, uma jornalista e o seu cinegrafista, durante uma reportagem, acabam presenciando os perigos de uma doença capaz de transformar seres humanos em zumbis mortais.

Já no segundo filme, policiais entram em um prédio em quarentena com vários zumbis dentro para colher material, e assim descobrir uma solução de interromper a epidemia.

REC 1 está disponível no Amazon Prime VideoLooke e TNT GO, e REC 2 pode ser assistido também no Amazon Prime VideoLookeNetMovies e TNT GO.

Eu Sou A Lenda

legiao_YLtC27a_uIfjhDSniKQvUk0O8gylw1pHP

Neste filme sobre um apocalipse zumbi, Will Smith vive Robert Neville, um cientista que, por algum motivo, é imune a um vírus que está transformando todo mundo em morto-vivo. Ele vive sozinho há três anos, sem perder a esperança de encontrar sobreviventes e tentando descobrir uma fórmula de reverter os efeitos desse vírus mortal.

Eu Sou a Lenda está disponível no HBO GOGoogle PlayLooke e Microsoft Store.

Invasão Zumbi

2552853.jpg-r_1280_720-f_jpg-q_x-xxyxx.j

No filme coreano Invasão Zumbi, o país fica em estado de emergência quando um surto começa a transformar todos em zumbis. Na hora da fuga, algumas pessoas ficam presas dentro de um trem-bala com destino à cidade de Busan, que ainda não havia sido afetada pelo vírus. Agora, resta tentar sobreviver e chegar ao destino em segurança.

Você pode assistir ao filme por streaming na Netflix e em compra ou aluguel no Google Play e iTunes.

A Noite dos Mortos-Vivos

D_NQ_NP_762412-MLB40726217407_022020-O.j

Para fechar a lista, a dica é o clássico A Noite dos Mortos-Vivos, inspirado na versão original de 1968, ainda em preto e branco. No filme, sete pessoas desconhecidas ficam presas em uma casa e precisam fazer de tudo para que os zumbis não invadam e todo mundo acabe contaminado. O que acaba piorando a situação é quando eles começam a entrar em conflito pela convivência em meio à ameaça.

O filme A Noite dos Mortos-Vivos pode ser assistido no HBO GOiTunes e Google Play.

E você, qual filme de zumbi tem para indicar? Deixe aqui nos comentários!

blood-png-4.png
bottom of page