Nas HQs o Bizarro foi criado por Lex Luthor através de uma amostra do DNA kryptoniano de Kal-El e por conta disso, ele carrega todos os seus poderes, seu traje é idêntico ao do Superman, porém tem um "S" invertido como insígnia em seu peito... Agora, isso te lembra alguma outra personagem do DCEU?
Lembro-me bem do "movimento" logo após o visual do Apocalypse ter sido revelado durante o segundo trailer de "Batman Vs Superman" nos idos de 2015, desde aquela época tem gente se questionando se a tal "antiga deformidade kryptoniana" não poderia ser outra criatura da galeria de vilões do Superman, no caso, o Bizarro. O tempo passou, o filme foi lançado e Zack Snyder (diretor) disse algumas vezes que sim, se tratava do Apocalypse. Mas a internet o terreno muito fertil para essas teorias e mesmo assim, passados alguns anos da estreia do filme, ainda há espaço para discussões sobre a verdadeira identidade do antagonista do Homem de Aço em BVS.
Nos quadrinhos a origem do Bizarro é muito parecida com a do Apocalypse em BVS
Sim, nos quadrinhos o Apocalypse é um bebê que foi deixado para morrer em uma zona hostil do planeta Krypton e repetidamente clonado por cientistas, ferido infinitas vezes, de modo que o seu ódio foi sendo construído até se tornar uma máquina de matar simplesmente imparável. Um cientista pegou o bebê e o deixou num deserto de Krypton para morrer, logo depois ele reuniu os restos mortais, clonou seu corpo e o colocou de volta no planeta, fez isso repetidamente até que a criatura se tornou imparável, onde a evolução foi forçada e levou a criação de uma terrível criatura. Sem conseguir controla-lo, eles o trancafiaram numa prisão, mas ele escapou e lodo depois veio para a Terra, onde lutou com o Superman até a morte.
Já no filme BVS sua origem não é assim, porém corresponde a origem de outro importante vilão do Superman. Nos quadrinhos, Kal-El tem um vilão que é uma versão maligna de si mesmo. O Bizarro foi um clone falho e distorcido do Superman, desenvolvido por Lex Luthor em parceria com o cientista Dr.Teng, já no filme, Luthor tem o corpo do general Zod, que é usado para criar uma criatura kryptoniana perversa, que já carregava um ódio absoluto pelo Superman. Tal acontecimento trás uma origem muito mais próxima do Bizarro do que se compararmos a origem do Apocalypse nas HQs.
Ambos carregam um ”S” invertido em seu peito
Nas HQs quando Bizarro foi criado, sua roupa era idêntica à do Superman, mas ele a mudou depois, ostentando, a partir de então, uma insígnia contendo um "S" invertido para representar sua essência reversa à do herói kryptoniano. No filme de Snyder, o Apocalypse possui uma protuberância, como uma cicatriz no peito, que lembra muito um "S" invertido. Então eu te pergunto, se tratando de Zack Snyder, isso pode ser considerado uma simples coincidência? Humm...
O Apocalypse tem os mesmo poderes do Bizarro/Superman
A criatura do filme é enorme, extremamente poderosa e tem protuberâncias ósseas em todo o seu corpo, que se assemelhar à espinhos, o que sim, lembra o Apocalypse das HQs, mas aqui ele também tem visão de calor e dá saltos enormes (na real, podemos dizer que ele voa), poderes que o Apocalypse nunca teve durante toda sua história nos quadrinhos. Já Bizarro tem todos os poderes de Kal-El, da mesma forma que o Apocalypse do filme dispunha de habilidades e características similares, incluindo sua fraqueza à kryptonita, a bendita "pedrinha verde" que pode mata-lo.
Mas então, o verdadeiro Apocalypse ainda está lá fora?
Respondendo a essa pergunta sobre o diretor Zack Snyder disse a VERO: “Sim, o verdadeiro Apocalypse ainda está lá fora.”
No filme de 2016, enquanto Doomsday estava sendo criado por Lex Luthor usando seu próprio sangue e o corpo do General Zod, a tecnologia da câmara de gênesis da nave alienígena falou a respeito de uma ”antiga deformidade kryptoniana”. Presumivelmente, então, o “verdadeiro Apocalypse" seria o monstro geneticamente modificado da história kryptoniana. A inteligência artificial da nave ainda afirma que o conselho de Krypton baniu a criação de um ser como esse de novo.
O diretor também revelou que a criatura foi o responsável pela destruição da lua de Krypton (imagem acima). É difícil dizer se o cineasta pretendia apresentar o “verdadeiro” vilão em algum momento no futuro, mas considerando que Snyder não dá mais as cartas na cronologia principal do DCEU, parece improvável que a criatura emergirá para enfrentar o Superman novamente.
Então espera ai... Considerando essa declaração que o próprio diretor deu ao VERO, podemos então delirar sobre o fato da criatura do filme não ser o Apocalypse que conhecemos? Bom, a gente não pode deixar de considerar que talvez no chamado Snyderverse, com a visão que o diretor tem sobre as icônicas personagens da DC Comics, talvez não houvesse espaço para um Bizarro, quem o conhece vai entender o que quero dizer, há uma coisa caricata na personagem... Repara, o mesmo aconteceu com Jimmy Olsen, que na visão de Snyder deixou de ser um fotografo amigo do Superman e foi transformado em um "agente secreto" e morto logo no comecinho do filme. Esses detalhes não "escaparam" à toa, acredite, Snyder desejou que sua versão do Apocalypse fosse um "híbrido" entre os conceitos desses dois vilões do Azulão, ainda mais quando o próprio filme esclarece explicitamente que não se trata do Apocalypse original, já que ele não veio do espaço. Além disso, o próprio Snyder já confirmou que seu monstro kryptioniano realmente era um amálgama que fazia referências à outros grandes vilões do Universo DC.
Mas me conta, você valida essa a teoria? Acha possivel que o Apocalipse de BVS seja na verdade o Bizarro e que o verdadeiro algoz do Superman, ainda esteja entre as estrelas? Deixe sua opinião aqui nos comentários.
Comments