top of page

Disney+ | Plataforma bloqueia filmes com "estereótipos racistas"

Nos últimos dias, o Disney+ começou a bloquear o acesso de perfis infantis na plataforma a animações e filmes cujas histórias retratem estereótipos racistas, atrações que já vinham sendo sinalizadas com alertas desde outubro do ano passado. Entre os títulos proibidos para os menores de 7 anos estão clássicos como Dumbo e Peter Pan.

Em relação a Dumbo, lançado em 1941, o streaming argumenta que “os corvos e os números musicais prestam homenagem a shows de menestréis racistas, onde artistas brancos com rostos enegrecidos e roupas esfarrapadas imitavam e ridicularizavam africanos escravizados nas plantações do Sul”, além de mencionar outras passagens consideradas inadequadas.

Já quanto a Peter Pan, de 1953, a companhia diz que o longa retrata os indígenas de maneira estereotipada, não refletindo a diversidade e as tradições culturais destes povos. O serviço comenta ainda sobre o uso da expressão “peles vermelhas” na trama, considerado um termo ofensivo, entre outras situações.

Sober a Dama e o Vagabundo, de 1955, existem dois gatos siameses bastante maus são representados com características asiáticas que têm sido altamente criticadas, bem como a representação de vários dos cães de diferentes raças, com atitudes estereotipadas (e estão todos presos num canil).

Em O Livro da Selva, de1968, Mogli, Baguera e Balú vivem, segundo o autor da obra, Rudyard Kipling, na Índia. É então de estranhar a presença de um orangotango, o Rei Louie, com traços de afro-americano que canta canções num estilo de jazz chamado dixie, muitas vezes associado ao racismo praticado no sul dos EUA, no pré Guerra Civil.

Alguns dos outros títulos bloqueados para menores no Disney+ são Aristogatas (1970), que segundo a plataforma traz um dos personagens representando os povos do Leste Asiático de maneira exageradamente estereotipada, e o filme A Cidadela dos Robinsons (1960), devido a uma “representação singular e racista dos povos asiáticos e do Oriente Médio”.

Disponíveis para adultos, mas com alerta

Os conteúdos indisponíveis para os perfis infantis no Disney Plus ainda podem ser acessados normalmente pelos demais usuários da plataforma. Porém, eles trazem um aviso ao serem visualizados: “Este programa inclui representações negativas e/ou maus-tratos de pessoas ou culturas. Esses estereótipos estavam errados na época e estão errados agora”, ressalta o streaming.


Conforme a gigante do entretenimento, a empresa optou por reconhecer o impacto negativo de suas produções e iniciar um debate para construir um futuro mais inclusivo em vez de simplesmente remover tais conteúdos.


A Disney afirmou ainda estar comprometida em criar histórias que reflitam a diversidade existente em todo o planeta.


Mas então, o que você achou da atitude da Disney em "limitar o acesso das crianças" à estes filmes classicos?



---------------------------------------------A PUBLICIDADE----------------------------------------------------


Você tem internet na sua casa, não tem? Então eu te pergunto, como você pode ter uma fermenta como essas nas mãos e não estar ganhando dinheiro agora mesmo? Pois é, a internet realmente mudou o mundo e mudou também a forma como você pode ganhar dinheiro! Se você já se perguntou como fazer isso, o link abaixo é pra você, trata-se de um passo à passo, o verdadeiro “caminho das pedras” para você começar o seu negócio no mercado do Marketing Digital, para que você possa ativar anúncios usando a internet à seu favor e de forma remota, ver esses recursos entrando na sua conta, enquanto você segue com o seu trabalho ou até, continua curtindo suas series favoritas ou aquele game que te pegou, é um negócio que tem transformado às vidas das pessoas ao redor do mundo, vale a pena conferir tudo, tudo, tudo! Vem com a gente?


31 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page