top of page

PUBLICIDADE

blood_PNG6159.png
placa zumbi 01.png

Real ou não, o fato é que os zumbis existem há muitos anos no cinema, mais precisamente desde 1968, quando surgiram chocando a sociedade no clássico A Noite dos Mortos-Vivos, do mestre George A. Romero.

Tranquem as portas e fechem seus janelas!!! Essa chamada pode indicar muitas coisas, entre elas; guerra civil, caos urbano ou atentado terrorista. Mas a partir de agora, uma febre vai invadir o seu imaginário, sejam bem-vindos ao apocalipse Zumbi.

Em 2012 houveram alguns escandalosos atos de canibalismo em Miami, o assunto ganhou grande repercussão nas redes sociais, na ocasião o Governo norte-americano teve que se manifestar "afirmando" não se tratar de um caso envolvendo zumbis, isso significa que as pessoas de fato temem um Apocalipse Zumbi?

 

Real ou não, o fato é que os zumbis existem há muitos anos no cinema, mais precisamente desde 1968, quando surgiram para chocar a sociedade no clássico A Noite dos Mortos-Vivos, do mestre George A. Romero. Antes de Romero, eles eram mais conhecidos nas telonas por aparições em rituais de vudu, como no filme Zumbi Branco, de 1932, no qual Bela Lugosi interpreta um feiticeiro no Haiti.

george-a-romero-died-7-16-2017.jpg

Como tudo começou?

Existem diversas teorias sobre quando os zumbis começaram a assolar a Terra (sim, essas teorias existem na vida real), mas vamos focar na sétima arte e falar um pouco sobre quem é George A. Romero. Conhecido como o mestre dos zumbis, ele pegou a ideia apocalíptica do livro Eu Sou a Lenda, o mesmo que deu origem a aquele adaptação que Will Smith estrelou nas telonas, e a transformou no filme A Noite dos Mortos-Vivos, ou seja, saíram os vampiros noturnos do livro e entraram mortos que se levantam de seus túmulos para comer carne humana, com dificuldade em andar por conta da decomposição de seus corpos e que só sabem grunhir. Na época da estreia do longa, ainda não havia censura por faixa etária nos filmes, ou seja, a produção foi vista até por crianças que ficaram perturbadas com as cenas de violência explícitas e ausência de um final feliz. O transtorno causado na sociedade americana não impediu o sucesso do estilo, mais cinco filmes de zumbis foram produzidos por ele ao longo dos anos: Despertar dos Mortos, Dia dos Mortos, Terra dos Mortos, Diário dos Mortos e A Ilha dos Mortos.

 

O lado social de Romero

Os filmes de Romero possuem um lado social que vai muito além do terror e dos zumbis. Evidenciar os problemas da sociedade, seja em um mundo apocalíptico ou não, passou a ser até mais importante do que os próprios comedores de carne humana. Porém, essa característica marcante do cineasta começou “meio que sem querer”. Colocar Duane Jones, um negro que jamais havia atuado, como protagonista de A Noite dos Mortos-Vivos, uma produção da década de 1960, liderando e dando ordens a um grupo de brancos, foi uma atitude muito ousada para o público da época. Mas para Romero, Jones era apenas um bom ator que aceitou o baixo cachê.

unnamed.png

O cineasta gostou da repercussão de suas ideias “subversivas” e passou a adotá-las de forma proposital. Em Despertar dos Mortos, ele mostra que os membros de uma sociedade capitalista já são zumbis que perambulam pelos corredores de um shopping center, com seus olhos fixos nas vitrines. 


Enquanto Dia dos Mortos traz a loucura do homem na busca incansável pelo poder e pelo topo das hierarquias. Já Terra dos Mortos é uma crítica social escancarada, mostrando uma sociedade dividida entre quem tem dinheiro e quem não tem, deixando a lição de que todos não passam de comida de zumbis. Diário dos Mortos mostra a invasão tecnológica em nossas vidas e como a verdade pode ser escondida por “forças maiores”. Por último, A Ilha dos Mortos mostra como opiniões diferentes podem resultar em um conflito ainda maior que a necessidade de sobrevivência.

Em todos os filmes de George A. Romero, o caos da sociedade, a degradação do ser humano e a busca pelo poder são temas marcantes. Analisar cada produção do cineasta renderia um vasto estudo antropológico. 

Mas afinal, cérebros explodindo podem ser engraçados?

Depois do papo sério sobre a sociedade, nada melhor que algumas sátiras para relaxar. O primeira que fez grande sucesso foi A Volta dos Mortos Vivos, de 1985, que brinca com a realidade ao afirmar que o clássico A Noite dos Mortos Vivos foi baseado em fatos reais, mais precisamente sobre um acidente no hospital da cidade americana Pittsburgh, em que diversos soldados norte-americanos teriam sido contaminados. 

A Volta dos Mortos Vivos marca a primeira fala de um zumbi nos cinemas, foi aqui que surgiu a famosa expressão: Brain!!! Dita pelos mortos-vivos que se alimentam de cérebro humano (diferente dos zumbis de Romero que comem qualquer parte do corpo). O filme teve quatro sequências, mas nenhuma emplacou como a original. Outra curiosidade fica por conta do diretor Peter Jackson, o mesmo da saga O Senhor dos Anéis, foi o responsável por um dos maiores clássicos do gênero: Fome Animal, de 1992. Muito sangue e cenas bem nojentas fazem se misturam com risadas neste filme.

Os filmes de zumbis mais recentes ganharam grande força junto ao público justamente por seu tom de comédia. Passeando pelo mundo inteiro, cada filme aproveita o tom satírico para dar uma cutucada em diferentes formas de governo. 

Certamente você já teve um devaneio composto pelo seguinte cenário: o apocalipse zumbi se instaurou, as ruas estão em completo caos e zumbis estão por toda a parte. Mas muito mais importante do que conseguir sobreviver da melhor maneira, talvez seja conseguir tirar pelo menos um pouco de alegria da situação. Afinal de contas, o planeta está em chamas, então que pelo menos haja riso. 

Partindo desta mesma abordagem, enquanto a maioria dos filmes de terror do subgênero de zumbis apresenta uma narrativa mais voltada para o suspense, o drama ou até a mesmo a sanguinolência sem fim, para estes temos uma lista com os 8 melhores filmes do gênero, mas alguns preferem oferecer um lado mais cômico da coisa. Foi pensando nisso o Nerd até os Ossos separou um alista com filmes de humor com a temática zumbi. Então proteja suas jugulares e siga conosco!

Todo Mundo Quase Morto

Primeiro de uma trilogia dirigida por Edgar Wright (Scott Pilgrim Contra o Mundo) e estrelada por Simon Pegg e Nick FrostTodo Mundo Quase Morto conta a história de Shaun (Pegg) e Ed (Frost), dois amigos desmotivados, ociosos e frustrados que precisam enfrentar o apocalipse zumbi sem o menor preparo para tal. 

Recentemente dispensado pela namorada Liz (Kate Ashfield), Shaun então decide resgatá-la em meio ao caos, no que parece ser uma missão impossível. 

Elogiado pela crítica e razoavelmente bem sucedido nos cinemas, o filme brinca com vários dos estereótipos do gênero e até apresenta maneiras inusitadas de lutar contra zumbis. 

noticias_telamaxima.jpg
zombie-ambleme-pictures-logo-34.png
71fT1DkFExL._AC_SX466_.jpg

Orgulho e Preconceito Zumbi

 

Pegue uma história clássica, adicione zumbis à gosto, algumas doses de sangue e humor ácido, e pronto: assim nasce Orgulho e Preconceito e Zumbis, estrelado por Lily James e dirigido por Burr Steers (17 Outra Vez). Apresentando versões distópicas e consideravelmente diferentes de Elizabeth Bennet (James) Sr. Darcy (Sam Riley), o filme teve uma recepção positiva de crítica e público. 

Refazendo os acontecimentos do clássico Orgulho e Preconceito, de  Jane Austen, o filme parte da premissa (também baseada em um livro) de colocar uma "praga" já batida na cultura popular de ficção dentro de um romance que já conta com diversas releituras. Serve como boa opção aos que procuram uma verdadeira mistura caótica. 

Plano-Sequencia dos Mortos

Imagine que você vai realizar um filme amador de terror em um prédio abandonado (e o tema é um ataque zumbi). Até que, durante as gravações, sua equipe é atacada por zumbis de verdade. E no meio disso tudo, aproveitando que todos já estão com câmeras e afins, vocês todos decidem prosseguir filmando e fazer um filme completamente disruptivo e sinistro. 

Essa é a história do japonês Plano-Sequência dos Mortos, dirigido por Shin'ichirô Ueda. Implantando  a própria falta de orçamento às motivações dos personagens, o filme consegue justificar em sua própria sinopse o amadorismo da produção, fazendo praticamente um efeito dominó bizarro. No bom sentido, é claro.

4530824.jpg
como-sobreviver-a-um-ataque-zumbi_1.jpg

Como Sobreviver a um Ataque Zumbi

 

Um besteirol adolescente com toques de mortos-vivos. Contando com opiniões divisivas — como a maioria das comédias jovens —, o longa traz a jornada de Ben (Tye Sheridan), Carter (Logan Miller) e Augie (Joey Morgan), três amigos que, além de precisarem lidar com todos os problemas que da puberdade, ainda se veem presos em meio a um apocalipse zumbi. 

Embarcando no hype do subgênero, o filme, como o próprio nome sugere, monta uma espécie de guia para que qualquer um possa sobreviver em uma ocasião como esta. Na opinião de muitos dos espectadores, a história mistura American Pie com The Walking Dead. Louco, hein. 

Zumbilândia

Não poderíamos esquecer de Zumbilândia chegou em 2009 sem muitas pretensões e acabou sendo um verdadeiro estouro. Estrelado por Emma StoneJesse EisenbergAbigail Breslin e Woody Harrelson, o filme atualmente possui seus quatro protagonistas como nomes oficialmente indicados ao Oscar. 

Misturando o humor ácido e sutil a uma representação mais "realista" e pé no chão do que seria um apocalipse zumbi na vida real, o longa demorou exatos 10 anos para que uma sequência pudesse chegar aos cinemas, afinal, o elenco fez obras como La La LandA Rede SocialJogos Vorazes e Três Anúncios Para um Crime.

01.PNG
blood-png-4.png

Então, qual é a sua comedia zumbi preferida? Algum filme que você curte ficou de fora desta lista? Deixe aqui nos comentários e aproveite pra dizer quais dessas "perolas" merece um especial aqui no Nerd até os Ossos!

bottom of page